Em Itauqá onde a população lida com o descaso a corrupção e tem medo de denunciar (Eleição 2012)

http://odiariodemogi.inf.br/cidades/eleicoes/6922-itaquaquecetuba-a-mais-desordenada.html

REPORTAGEM: SABRINA PACCA

Em Itauqá onde existem mais de 400 bairros, população lida com o descaso e tem medo de denunciar / Foto Arquivo

Na série de reportagens sobre as eleições nas cidades da Região do Alto Tietê, a reportagem de O Diário pôde constatar que há um problema comum entre elas: o crescimento desordenado. Mas esse problema é escancarado e mais grave em um município especificamente: Itaquaquecetuba.

Com uma população de 321.854 mil habitantes, Itaquá possui, hoje, mais de 400 bairros em uma área de aproximadamente 80 km². Além disso, segundo informações do setor de regularização da Prefeitura, existem na Cidade cerca de 180 áreas irregulares. Tanto o setor, quanto a Secretaria de Habitação não souberam informar o número exato de pessoas que vivem em áreas ilegais. A assessoria de imprensa da Administração foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento da matéria não retornou as ligações.

O crescimento desordenado e a falta de investimentos, ao longo dos anos, são tão evidentes que podem ser constatados tanto nos bairros como na área central onde, em muitos pontos, o esgoto corre a céu aberto.

É o caso do antigo bairro Tipóia, hoje, ironicamente, chamado de Vila Esperança, que fica a poucos minutos da principal avenida de Itaquá, no Centro. Nesse local, a reportagem constatou que os moradores convivem com o esgoto de perto, já nas suas próprias casas. Um jovem que reside no lugar, cuja identidade preferiu não revelar – aliás, quase todos os entrevistados do município não quiseram se identificar por medo de represálias que podem vir, segundo eles, de todas as partes – disse ao jornal que os dejetos dos vasos sanitários caem diretamente em um córrego que deságua no Rio Tietê e que fica atrás das residências. Muitas casas não possuem, sequer, vasos sanitários. As fezes e urina são arremessadas nesse mesmo córrego pelos moradores que vivem em situação insalubre, com grande risco à saúde.

Outro munícipe denunciou o esgoto que corria na guia, em frente à delegacia, no Centro. “A gente tem que aguentar esse cheiro aqui, todos os dias, mas acabamos nos acostumando. Quem chega de fora sempre pergunta como é que suportamos isso, mas não temos o que fazer. E é assim em toda a Cidade, não só aqui”, destacou.

Itaquá é o município com maior incidência de pobreza do Alto Tietê, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que avalia, durante os censos, critérios técnicos como a capacidade de consumo da população, sendo considerada pobre aquela pessoa que não consegue ter acesso a uma cesta básica, por exemplo.

Essa situação, somada à violência que sempre ganhou destaque na Região, reflete de várias formas, como na incidência de ligações clandestinas de energia elétrica, popularmente conhecidas como “gatos”. Segundo um levantamento feito pela concessionária Bandeirante Energia, Itaquá é a campeã entre as cidades atendidas pela empresa. Das 73,5 mil contas faturadas, 4,5 mil são de ligações clandestinas, o que representa 6,11% do total.

De acordo com a Bandeirante, geralmente, as áreas com a presença desse tipo de ocor¬rência, que é crime, “têm forte relação com altos níveis de com-plexidade social”. Mas há, ainda, inúmeras questões que precisam ser solucionadas no Município, como a falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde, falta de vagas nas creches e de emprego para o cidadão.

Para encarar o desafio de melhorar Itaquá, seis candidatos disputam a vaga de prefeito. São eles: a advogada Adriana Alvares da Costa de Paula (PP), o militar reformado Carlos Sena de Souza (PT), o empresário José Reis de Oliveira (PDT), Luiz Roberto da Costa Garcia (PSOL), cuja profissão não foi informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o médico Mamoru Nakashima (PTN) e o advogado Rogério Pereira Maia Tarento (PR). Leia, nessa pági-na, as propostas deles para os itaquaquecetubenses.

AMEAÇAS

O candidato a prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN) registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da Cidade porque, segundo ele, está sofrendo ameaças, inclusive de morte. No último dia 13, quando fazia campanha no Jardim Caiuby, afirma que começou a ser perseguido e intimidado por cabos eleitorais do também candidato Rogério Tarento (PR), que está sendo apoiado pelo atual prefeito, Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, do mesmo partido.

“Após ameaças verbais, eles começaram a agressão física, atirando ovos, paus e pedras sobre mim e sobre minha equipe. Eu cosegui desviar, mas acertaram gente minha, inclusive na candidata a vereadora Vera da Penha (PPS), partido coligado ao meu. Eles ameaçaram, ainda, que iriam incendiar os carros com as pessoas dentro e matar se a equipe ousasse permanecer nas ruas do bairro. Sei que é gente do Rogério porque tinha adesivo no carro e diziam que aquele era o reduto dele”, contou Mamoru.

Procurado pela reportagem, Tarento disse que “não tem nada a ver com isso” e que Mamoru “quer se fazer de vítima com o fato”. Ele também defendeu que o ocorrido seja investigado.

Adriana Alvares da Costa de Paula (PP)

A advogada Adriana Alvares da Costa de Paula (PP), 35 anos, concorre ao cargo de prefeita pela segunda vez. Na eleição municipal passada, ela conquistou 20.690 votos e para deputada federal, em 2010, teve pouco mais de 31 mil sufrágios, insuficientes para elegê-la. Dessa vez, Adriana diz que está fazendo uma campanha bastante intensa e acredita que irá para o 2º turno. “Quero ser prefeita de Itaquá para trans-formar essa Cidade na melhor da Região do Alto Tietê porque nasci aqui, vivo e exerço minha profissão nesse município. Falta gestão em Itaquá e temos que cuidar de cinco áreas básicas: saúde, educação, transporte, moradia e esporte e lazer”, afirma. Na saúde, por exemplo, ela garante que implantará “postos 24 horas e copiará de Mogi o Pró-Criança, Pró-Mulher e Pró-Idoso”, ou seja, o Pró-Hiper que atende a pessoas com mais de 60 anos. Também promete acabar com o monopólio no transporte coletivo e implantar escolas em período integral, fazendo um plano de carreira para os pro-fessores municipais.

Carlos Sena de Souza (PT)

O candidato do PT, Carlos Sena de Souza está em campanha há pouquíssimo tempo. É que somente no início desse mês, a Justiça Eleitoral definiu por deferir a candidatura dele. O PT tinha, até então, dois candidatos – Sena e Valdir Coelho, que foi indeferido. “É que era para ser o Valdir, mas veio uma determinação de cima de que ele teria que ser vice do Rogério Tarento (PR), mas a gente já tinha feito até convenção. Então, entramos com um recurso buscando nos¬so direito de termos uma can¬didatura própria e ganhamos. Por isso, entrei na disputa e o Valdir acabou não sendo candi¬dato a nada”, explica. Se eleito, Sena promete modernizar as secretarias municipais e cuidar de áreas como saúde, educação e habitação. “Até agora não temos aqui em Itaquá o programa do Governo Federal, ‘Minha Casa, Minha Vida’ que é importante para tiramos as pessoas das áreas irregulares e de risco”, salienta, destacando que quer, ainda, investir em cursos profissio-nalizantes para os jovens e no acesso à cultura pela população.

José Reis de Oliveira (PDT)

O empresário José Reis de Oliveira (PDT) quer ser prefeito de Itaquaquecetuba para “levar a experiência de vida para dentro da Administração Municipal”. Nascido em Cajuru, em São Paulo, Zé Reis, como é conhecido, veio para Itaquá há muitos anos e, se eleito, promete “olhar com bons olhos para todos os setores”. Para a área de esportes e lazer, por exemplo, o candidato garante que construirá, em cada bairro, um ginásio de esportes e centros culturais. Para a saúde, quer fazer um hospital municipal que “será refência para a Região”. Ele já escolheu até o bairro: Maragogipe. Reis promete, ainda, descentralização o atendimento ao cidadão, implantando três sub-prefeituras na Cidade. “Hoje temos um crescimento desordenado enorme aqui e precisamos começar um processo de mudança. Também vamos investir muito em saneamento básico, porque, atualmente, o esgoto corre a céu aberto até na área central”, ressalta o candidato que diz estar fazendo a campanha no corpo a corpo, sem muitos recursos financeiros.

Mamoru Nakasima (PTN)

O médico Mamoru Nakashima (PTN) tem como prioridade, caso seja eleito, “cuidar da população”. Até mesmo por conta da profissão dele, destaca como área prioritária e carente de investimentos a saúde. “Não temos médicos, as consultas demoram, faltam medicamentos nos postos e os exames estão com um prazo de execução de seis meses, ou seja, quando o paciente conseguir fazer o exame, já pode ter sua doença agravada. Até os exames laboratoriais estão demorando dois meses”, afirma. Se for eleito, promete humanizar o atendimento e usar a estrutura já existente para atender o povo de Itaquá. “Não é preciso criar coisas mirabolantes. Basta que a gente faça uma gestão eficaz da estrutura que a gente já tem, melhorando ela a cada dia. Vamos contratar mais médicos e enfermeiras, enfim, mais profissionais da área. Também vamos em busca da quantidade certa de remédios nos postos. O paciente tem que sair da unidade com um diagnóstico e com o tratamento encaminhado”, afirma, Mamoru, que apesar de pertencer a um partido nanico, tem boas chances de se eleger, segundo o comentário na Cidade.

Rogério Pereira Maia Tarento (PR)

Rogério Pereira Maia Tarento (PR) é o candidato que está sendo apoiado pelo atual prefeito de Itaquá, Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, do mesmo partido. É a primeira vez que ele se candidato a um cargo eletivo, mas trabalhou durante oito anos na Administração passando em várias secretarias, inclusive na chefia de gabinete. Ele defende cinco prioridades, caso seja eleito. “Quero melhorar a qualidade de vida investindo na saúde, na educação, no transporte, na área de esportes e lazer e em segurança. A nossa Guarda Municipal só está aguardando a liberação para a compra de munição para que ela ande armada. Os homens já possuem autorização para isso e alguns usam armamento próprio, por enquanto. Também vamos investir em monitoramento eletrônico no Centro e nos bairros da divisa para minimizar ações de violência”, conta o candidato que diz estar fazendo uma campanha simples, mas objetiva. “Estamos visitando as casas, os bairros e mostrando nosso plano de governo”, salienta

Luiz Roberto Garcia (PSOL)

O candidato do PSOL, Luiz Roberto da Costa Garcia, 52 anos, foi procurado pela reportagem de O Diário para participar da série de entrevistas, mas não foi encontrado. Não atendeu aos telefonemas e nem respondeu aos diversos recados deixados, inclusive, com amigos, na Cidade. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Garcia é nascido em Santo André, tem o ensino médio completo e indicou como profissão, a palavra “outros”. Ele está em partido sem coligação e declarou ter R$ 5 mil em bens, referentes a 99% das cotas de uma empresa de eventos.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Itaquaquecetuba, Politica

One Comment em “Em Itauqá onde a população lida com o descaso a corrupção e tem medo de denunciar (Eleição 2012)”

  1. horiosvaldo da silva Says:

    pois é uma grande mentira quando dizem que-REMÉDIOS-CURSOS-TÉCNICOS-SUPERIORES-e ou outra coisa qualquer é de GRAÇA.etc.não é verdade, pois tudo já foi pago e ou está sendo pago e ou pagarão por tudo que é tipo de-IMPOSTOS-MULTAS-TAXAS-TRIBUTOS-etc-que serão então os TRILHÕES lá do IMPOSTOMETRO e das RIQUEZAS NATURAIS.etc.e pelo EMPRÉSTIMO EXTERNOS/INTERNOS.etc.

    pois daonde os POLÍTICOS tirarão DINHEIRO para fazer tudo áquilo que eles vivem dizendo???daonde???e pior ainda é DAONDE eles tiram os AUMENTOS ABUSIVOS e os MILHÕES que vão para os BOLSOS de cada um dos POLÍTICOS BRASILEIROS???mas daonde eles todos tiram???—é de outras dimensões???é do ESPAÇO???-óbviamente que não-etc-pois vem tudo lá do IMPOSTOMETRO-e das RIQUEZAS NATURAIS e ou dos tais EMPRÉSTIMOS.etc.que tudo e todos ARCARÃO.etc.–

    pois se nada for feito neste sentido aparecerá de novo-mas-com-roupagens-totalmente-diferentes—MENSALÃO—mensalinho—PRIVATARIA-CPI do CACHOEIRA-BANESTA DO-PARAÍSOS-FISCAIS-ILHAS-CAYMAN-BANCOS-SUÍÇOS-e-como-também-de-um-simples-funcionário de Kassab adquiriu mais de cem imóveis em sete anos na Prefeitura de SÃO PAULO/SP=de 2005 á 2012-no-valor-no-minimo-do-minimo-de-R$ 50 milhões-de-REAIS-etc-etc-

    isto-na-cidade-mais-rica-e-po derosa-do-país-e-do-mundo-imagine-então-nos-ESTADOS-e-nas-CIDADES-mais-miseráveis-deste-país-aonde-só-01,02-famílias-dominam-tudo-to talmente-e-tudo-é-na-base-do-LÁPIS-e-da-CANETA-e-da-ANTIGUISSIMA-DATILOGRAFIA-etc-catando-milhos-de variados tipos de PARTIDOS POLÍTI COS.etc.principalmente por parte da maioria absoluta daqueles partidos por hoje-agora-não estarem no PODER vivem á apontar o dedo-acusando-mas amanhã no PODER muitos farão IGUAL E OU MIL VEZ PIOR.etc.que os seus antigos-ACUSADOS-etc-como sempre foi com os ANTIGOS ACUSADO RES contra a ANTIGA- ARE NA/PDS/PFL/MDB .etc.-

    e hoje-agora-depois no PODER agora veio a tal-PRIVATARIA-MENSALÃO-mensalinho–CPI do CACHOEIRA-BANESTADO-PARAÍSOS-FISCAIS-ILHAS-CAY MAN-BANCOS-SUÍÇOS. etc-e ou então casos que uma pessoas como sim ples ZELADOR DE ZOOLÓGICO.etc.de repente por nada e sem ganhar na MEGASENA.etc. se torna BILIONÁRIO. etc.em poucos anos.etc.da mesma forma que um simples funcionário da PREFEITURA DE SÃO PAULO/SP em menos de 07 anos adquiriu 106 IMÓVEIS.etc.

    mas tudo isto na verdade é tudo culpa do SISTEMA-ESQUEMA-ESQUEMÃO-MÁFIA.etc-montado aonde tem DINHEIRO PÚBLICO mesclado e ou não mesclado com DI NHEIRO PARTICULAR.etc.

    e ou então tudo é culpa da falta-da-tal–—–TRANSPARENCIA-nítida-DEMOCRÁTICA-PARTICIPAÇÃO-POPULAR-ORÇAMENTÁRIA-ONLINE-AOVIVOEÁCORES-INTERNET-INFORMATIZAÇÃO- LEI-DE-ACESSO-liberdade-de-expressão–CLAREZA-SATISFAÇÃO-.etc-FICHA LIMPA-ÉTICA-E-MORALIDADE AONDE-é-decidido-envolvido-cada-centavinho-DINHEIRO PÚBLICO mesclado e ou não mesclado com DINHEIRO PARTICU LAR.etc-mas-aonde-tudo-e-todos-saiba-nitidamente-daonde-sai-por-onde-andas-e-o-DESTINO-FINAL-etc-de-cada=um-destes-centavinhos-etc-tudo-ao-contrário-de-ainda-hoje-em-dia-aonde-tudo-é-decidido-OBSCURADAMENTE-FECHADO-SECRETAMENTE-etc-

    entre-só-eles-sem-a-participação-dos-verdadeiros-donos-os-PAGADORES-DE-IMPOSTOS-IMPOSTOMETRO-que-terminou-ano-2011-em-quase-02-TRILHÕES-de-reais-e-dos—TRILIONÁRIOS-LUCROS-LIQUIDOS-e-CERTEIROS-das-RIQUEZAS-naturais-brasileiras-in-natura-etc-e-como-de-qualquer-tipo-de-EMPRÉSTIMOS-EXTERNOS/INTERNOS-aonde-quem-pagou-quem-paga-e-ou-quem-pagará-tudo-etc-será-os-quase-200-milhões-de-brasileiros-etc-

    pois tudo hoje em dia-século-XXI-ano-2012-absurdamente-tudo-ainda-é feito de tal forma mas só sómente para facilitar todos os tipos de CORRUPÇÕES ATIVAS/PASSIVAS—DIRETAS/INDIRETAS-etc-tudo geralmente ainda é feito de FORMA OBSCURA OCULTA tudo na base do LÁPIS e da CANETA e da ANTIGUISSSIMA—DATILOGRAFIA-e-catando-milhos-etc—na maior parte do BRASIL-etc-mas-tudo-para-não-ter-e-ou-seguir-rastreiar-etc-por-onde-está-andando-cada-centavinho-etc—e-aonde tenha que ser DECIDIDO aonde aplicar cada ÚM ÚNICO CENTAVINHO que entra lá na tal e tal PREFEITURA, ESTADO, DISTRITO FEDERAL, GOVERNO FE DERAL.etc.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: